A principal função dos cílios e sobrancelhas é de proteção, porém quando estes elementos estão ausentes, levam a uma alteração da harmonia da face.

A maneira mais utilizada para a reconstrução das sobrancelhas é tatuagem, porém este método não recria a textura normal da sobrancelha, pois é apenas um desenho definitivo, que muitas vezes cria uma situação artificial.

Muitos são os motivos que podem levar a perda das sobrancelhas, no entanto a causa mais comum é a retirada em excesso e de maneira repetitiva dos pelos da sobrancelha, principalmente a cauda da sobrancelha.

Ainda existem outras causas:

  1. Mania ( hábito) de retirar fios de cabelo ou mesmo da sobrancelha ( tricotilomania);
  2. O Indivíduo pode nascer sem sobrancelha (Congênita);
  3. Tratamento com radioterapia;
  4. Alopecia areata (neste caso não está indicado o implante de sobrancelhas, o tratamento é clínico);
  5. Problemas na glândula Tireoide;
  6. A presença de cicatrizes na região, como cirurgias, usa de piercing.

Como é a cirurgia de Implante de Sobrancelhas?

O procedimento é de pequeno porte e pode ser realizado com anestesia local, não necessitando de internação hospitalar. O paciente pode retornar na maioria das vezes a suas atividades em dois ou três dias.

Os fios de cabelos que são usados para o a cirurgia são retirados do couro cabeludo dos próprios pacientes, portando não ocorre rejeição. Uma vez extraídos os fios são adequadamente preparados com a utilização de microscópios estereoscópicos.

Para a cirurgia são utilizadas lâminas especiais que permitem a implantação do fio na distância correta. É esperado que a região manipulada fique um pouco inchada, podendo aparecer algumas manchas roxas. Após   três a quatro semanas os fios caem, no entanto, a raiz permanece e após 12 semanas os novos fios começam a crescer de maneira definitiva. O resultado final da cirurgia ocorre por volta de oito meses a um ano.

Os fios implantados precisão ser aparados, pois possuirão velocidade de crescimento igual ao do couro cabeludo.